Em 1973 o arquiteto Octavio Lobianco saiu do Rio de Janeiro quando ainda cursava arquitetura na Universidade Federal (UFRJ). Encontrou em Itaipava e Petrópolis o clima e as condições que aliados a uma boa arquitetura, proporcionaram melhor qualidade de vida a seus clientes. 

Antes de concluir o curso em 1976, iniciou suas atividades profissionais, constituindo uma firma para execução de obras, baseado na experiência adquirida em empresas onde havia trabalhado desde os primeiros anos da universidade.

Iniciou como subempreiteiro trabalhando para empresas construtoras, indústrias, lojas e clientes particulares. Depois de formado, transformou a empreiteira em uma firma de arquitetura e construção, executando obras de seus próprios projetos e também de outros arquitetos, nas áreas; residencial, industrial, comercial, edifícios de apartamentos, centros comerciais, entre outros. Hoje são mais de 400 trabalhos, dos quais citamos alguns em nosso portfólio.

Em 1984 a firma foi uma das pioneiras em Petrópolis no lançamento de edifícios pelo sistema de Grupo Fechado, tendo entregue até hoje 240 unidades, entre apartamentos, salas e lojas.

Mesmo durante as fases de trabalho mais intenso o arquiteto dedica-se com satisfação a projetos e obras de residências, onde encontra grande realização pessoal. Entende como virtude principal do profissional, dispor do tempo e sensibilidade necessários para entender a realidade de cada membro da família individualmente, e também a interação de todos que conviverão no mesmo espaço.